sexta-feira, 16 de março de 2012

Um mundo sem palavras


Seria tão bom um mundo em que as pessoas não falassem. As palavras com freqüência causam desentendimentos, bate bocas. Será que pessoas surdas brigam?
É possível distinguir, pelo olhar, um sim de um não, seja em qualquer hora. Para ser generoso, é preciso falar? Para mostrar que tem carinho, ódio, autoridade, rigor, bom humor, honestidade, é preciso pronunciar uma palavra?
Sons, sim, mas só os musicais. Os passarinhos poderiam continuar cantando, o barulho do vento seria sempre bem vindo e as ondas do mar quebrando na praia continuariam fascinando todos. Tudo isso sem uma palavra, e precisa? Palavras sim, mas só escritas.
Crianças são bem mais espertas do que se imagina, quando essas crianças gostam ou não gostam de alguém, geralmente têm suas razões, sem que esse alguém as tenha insultado com palavras. É só no olho.
Um mundo silencioso, em que as pessoas se entendessem apenas pelo olhar, seria mais verdadeiro, mas talvez seja impossível, já que as palavras foram inventadas com uma única finalidade: esconder os pensamentos.

Magistério São Vicente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar
Seu comentário só estará disponível após aprovação da administração do blog.
Comentários com insultos ou conteúdos impróprios não serão aceitos.