Histórico da Escola

Porto Novo, hoje Itapiranga, pertencia ao município de Chapecó, foi fundada pelo “Volksverein”, os primeiros colonizadores, todos de origem alemã e católicos que se estabeleceram nesta região a partir de 1926.
O Pe. Reederer, reforçou o pedido dos colonizadores e insistiu junto às superioras da Província Coração de Jesus, para que lhe mandasse ajuda de irmãs para fundar aqui uma escola.
A Escola de Educação Básica São Vicente, desde a sua fundação, pelas Irmãs da Divina Providência, é destaque na história do município. No dia 04 de janeiro de 1938, partiram de Florianópolis as três irmãs designadas para a nova missão: Irmã Superiora Tabitha, Irmã Helmtruda e Irmã Belmira. Em Florianópolis embarcaram até Pelotas. Após partiram num barco à vapor rumo à Porto Alegre. No dia 11 de janeiro partiram de trem até Santa Maria, após Santa Bárbara, chegando então no dia 14 de janeiro em Porto Novo.
Irmã Tabitha, professora devotada iniciou o ano escolar no dia 17 de janeiro. Com as leis de ensino de 1938, Irmã Tabitha de nacionalidade alemã, não podia mais ficar sozinha na escola. A lei exigia uma professora brasileira. Para auxiliá-la, veio no dia 01 de setembro Irmã Acácia. A escola tornou-se a Escola Estadual e Irmã Acácia tornou-se diretora. Em 1947 a escola foi elevada a categoria de grupo escolar, passando a denominar-se “Grupo Escolar Frei Rogério”.
Na noite de 21 de junho de 1951, a casa das Irmãs, com internato, foi destruída pelo fogo. As Irmãs decidiram construir uma escola mais ampla. A comunidade participou com a mão de obra em sistema de mutirão. Os recursos financeiros vieram da Alemanha e da Congregação das Irmãs da Divina Providência com sede em Porto Alegre. Além disso, foram feitas festas e rifas na qual a comunidade colaborava. A construção iniciada em fins de 1951, só foi inaugurada “oficialmente” no dia primeiro de dezembro de 1957.
Em 1953, além do grupo escolar, começou a funcionar o Normal Regional, chamado depois de Ginásio Normal. Em 1963, este curso foi transferido para a escola de São João. Em 1959 foi fundado o Curso Ginasial de inspeção federal e no mesmo ano o Curso Normal (Magistério). Ambos os cursos eram particulares, havendo para sua manutenção, um convênio com o Estado, sob o sistema de bolsas. Em l959, o Colégio foi denominado “Colégio São Vicente”. O Grupo Escolar Frei Rogério continuava a funcionar no mesmo prédio, tendo, porém sua própria direção.
Anexo a escola funcionava, desde o início de sua fundação, um Jardim de Infância e Pré-Primário que era mantido pela Congregação.  Ao longo dos anos, o Colégio manteve o Juvenato, onde foram cultivadas vocações para a vida religiosa.
Com a lei nº 5692/71 o Grupo Escolar Frei Rogério transformou-se em Escola Básica São Vicente, extinguindo-se o Curso Ginasial, então existente. Até l979, as irmãs ficaram na direção da Escola, sendo então entregue a outros professores. As irmãs continuaram a lecionar, sobretudo no Ensino Religioso.
Vários anos o estado alugou a escola das irmãs, e em l987 o estado comprou a escola. Em l992 foi criado o segundo grau e a Instituição passou de Escola Básica para Colégio Estadual.
Desde o ano de 1989 funciona no mesmo prédio da escola o programa NAES.
No ano de 1992 através de portaria estadual mudou-se o nome da escola para Escola de Educação Básica São Vicente.
Em 2003 foi feito um acordo com a administração municipal de que a escola não iria mais manter turmas de séries iniciais, ficando apenas com as séries finais do Ensino Fundamental e Médio.