sexta-feira, 23 de março de 2012

Educação – O que a rádio tem a ver com isso?


De todos os meios tecnológicos de comunicação e informação que temos hoje, o que causou maiores esperanças revolucionarias para a educação foi o rádio. As expectativas criadas em torno desse novo meio eram enormes: realizar aulas sonoras, ensinar história, transmitir cultura.
No Brasil a interação entre rádio e educação, foi criada em 1923, quando foi fundada a primeira rádio Brasileira – a rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A programação era composta, além de programas musicais e informativos, por uma série de cursos sobre temas variados, como inglês, francês, história do Brasil, literatura, e palestras de divulgação cientifica.
Ao encerrar suas atividades por motivos econômicos, em 1936, a Rádio Sociedade teve seu patrimônio doado ao Ministério da Educação. Ainda que tenha fechado as portas, deixou inspiração para as várias emissoras de rádio que vieram em sua esteira.
Principalmente após a Segunda Guerra Mundial a rádio ganhou um “veículo” parceiro importante na função de informar e entreter a população: a televisão. Hoje ela, e alguns outros meios tecnológicos estão amplamente presente no mundo e nas diferentes regiões do Brasil, atraindo públicos de todas as idades e níveis de escolaridade.
“(...) O impresso é uma extensão de visão, o rádio é a escola dos que não têm escola. É o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, e a televisão, é como extensão de vários sentidos, teria como síntese, o poder de nos anestesiar.”

Magistério São Vicente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar
Seu comentário só estará disponível após aprovação da administração do blog.
Comentários com insultos ou conteúdos impróprios não serão aceitos.