quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Como se preparar para o Vestibular

1. Escolha um local tranqüilo, arejado e iluminado - evite lugares onde barulho ou movimento possam causar distrações. Deixe todo o material necessário à mão, para evitar interrupções desnecessárias. Escolha também mesa e cadeiras confortáveis. Não estude deitado, você pode cair no sono.

2. Estipule um horário para iniciar seus estudos - e para acabar também. De preferência, num período em que você não tenha outras atividades. Planeje pausas para relaxar o corpo e a mente.

3. Não descuide da saúde: não adianta nada varar madrugadas ou deixar de comer para estudar. Deitar e levantar cedo, dormir pelo menos sete horas por noite, alimentar-se adequadamente também fazem parte da preparação para as provas. Praticar esportes, além de distrair a mente, alivia a tensão - pela liberação das endorfinas que relaxam o sistema nervoso central e aumentam a capacidade de concentração.

4. Leia jornais e revistas. As provas de História e Geografia quase sempre se baseiam em fatos que estiveram no noticiário - alguns vestibulares têm provas de Atualidades. O hábito da leitura ajuda muito a redação.

5. Use a Internet em seus estudos. Estudo Nota 10 tem muitos sites de Universidades, cursinhos , têm dicas , provas , candidatos por vaga, resumo de literaturas, guia de todos os cursos e até teste vocacional para quem está indeciso.

6. Não decore, aprenda. A tendência dos principais vestibulares é a de privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização.

7. Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo. Verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Não corra o risco de um atraso no dia do exame.

8. Separe todo o material na noite anterior à prova: lápis, canetas, borrachas e documentos. Evite correrias de última hora.

9. Tenha uma boa noite de sono antes da prova. Varar a madrugada antes do exame não vai tirar nenhum atraso nos estudos. Procure fazer uma refeição leve antes de sair; um estômago pesado atrapalha o raciocínio e aumenta a tensão.

10. Ao receber a prova, leia as questões com calma e atenção. Se deparar com alguma dificuldade, pule para outra que você pode responder. Assim, você recupera a tranqüilidade e aumenta a confiança para resolver o resto da prova.

Fonte: http://www.escolaecia.hpg.ig.com.br/preparacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar
Seu comentário só estará disponível após aprovação da administração do blog.
Comentários com insultos ou conteúdos impróprios não serão aceitos.