terça-feira, 20 de julho de 2010

Momento de estudo com a participação da psicóloga Valicir Trebien

No dia 02 de julho os professores da e. E. B. SãAdicionar imagemo Vicente tiveram um dia de estudo, quando foram abordados temas da realidade escolar.
No primeiro momento houve uma coleta de autógrafos – qualidades, seguindo para exercícios de concentração, que foi a problemática apresentada pelos professores no último planejamento, momento em que se elencou dificuldades vivenciadas em sala de aula.
Para incrementar o estudo a psicóloga Valicir Trebien explanou sobre as diferentes etapas do ser humano, incluindo comportamentos característicos de cada fase da evolução da sociedade. Este momento foi elucitativo no sentido da compreensão de atitudes do ser humano, principalmente no que se refere ao estudo, ao envolvimento educativo dos alunos. Para Valicir, a nova geração, conhecida como geração Z, nasceu numa sociedade onde os avanços tecnológicos, os acessos aos meios de comunicação estão em amplo desenvolvimento e os mesmos não conseguem imaginar o mundo sem internet, celular e outros aparelhos tecnológicos. Isso faz com que as crianças visualizem na escola um lugar estranho e pouco atrativo, o que dificulta o processo educativo.
Para a direção e os professores, esse momento foi benéfico, propiciando discussões que precisam ser realizadas, pois temos que antes de tentar desenvolver as ações educativas, entender os alunos e os modelos mentais com os quais nos deparamos. Entende-se que esses momentos são fundamentais para melhorar as ações pedagógicas desenvolvidas no dia-a-dia da sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar
Seu comentário só estará disponível após aprovação da administração do blog.
Comentários com insultos ou conteúdos impróprios não serão aceitos.